Blog
AS COMEMORAÇÕES DO DIA DE
FINADOS DE 2021
Como já é de costume, no dia 02 de novembro as comunidades religiosas comemoram o dia de finados. No texto anterior, postado aqui neste blog, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre as diferentes compreensões e significados que esta data representa para diferentes religiões. A partir desta compreensão são construídas as tradições religiosas que definem as formas como cada instituição religiosa se manifesta, acolhendo seus fiéis e homenageando os mortos em suas comunidades.
Neste ano de 2021, o Dia de Finados se deu em uma terça-feira, e os quatro cemitérios municipais de Belo Horizonte estiveram abertos à visitação, das 7h às 17h30. Por medida de segurança, inerentes à pandemia da Covid-19, as tradicionais missas e celebrações foram suspensas na data e não houve celebrações nos cemitérios. A comercialização de flores e velas, habituais no entorno dos cemitérios nesta ocasião, também foram suspensas por medidas de segurança, mas, as pessoas puderam levar flores e velas adquiridas em outros espaços. O uso de máscara foi exigido aos visitantes e as visitas ocorreram a contento.
Considerando a lastimável quantidade de famílias enlutadas pela Covid-19, neste ano, várias instituições religiosas, congregações, empresas e profissionais liberais que lidam com o luto, se empenharam ainda mais em desenvolver iniciativas significativas para propiciar acolhimento e conforto às pessoas enlutadas.
Neste sentido uma significativa campanha foi proposta pela ACEMBRA: Associação dos Cemitérios e Crematórios do Brasil e o SINCEP: Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil. Como entidades parceiras do seguimento do luto, essas instituições se mantêm em constante troca de experiências na busca de práticas inovadoras e assertivas de representatividade do setor funerário. A campanha que essas instituições idealizaram este ano foi denominada: DÊ COR A SEU SENTIMENTO. A ação tinha como proposta que as pessoas, utilizando-se de tintas pincéis se inspirassem nos significados das cores, para expressarem seus sentimentos em uma tela em branco em uma construção coletiva.
Peças gráficas, banners e cartazes foram disponibilizados aos parceiros para serem distribuídas em espaços como templos, igrejas, cemitérios, crematórios e parques memoriais. Tais peças, apresentadas a seguir, explicavam toda a proposta, seu significado e a mecânica de sua execução.
DÊ COR A SEU SENTIMENTO
De que cor é o amor? A saudade? A paz?
E a alegria, a esperança, a espiritualidade?
Neste dia de Finados, convidamos todos a expressar os seus sentimentos através das cores, criando um painel em homenagem aos entes queridos que não estão mais entre nós. Uma obra de arte especial, emocionante e única, à qual todos estarão sempre ligados através das melhores lembranças.
MECÂNICA DA AÇÃO
Um local apropriado foi disponibilizado para a pintura de um grande painel (uma parede ou um muro, uma grande tela).
Uma legenda com os significados das cores foi afixado ao lado do painel
Tintas de cores variadas e pincéis foram disponibilizados.
PEÇAS DA CAMPANHA
O BioParque, parque Memorial, que dá destinação às cinzas resultantes da cremação, aderiu à campanha do ACEMBRA/SINCEP e patrocinou essa ação na igreja do Padre Alexandre, Paróquia Bom Jesus do Vale, sediada em Nova Lima.
Durante o dia de finados foram celebradas missas e ao final delas os fiéis eram convidados a participarem da ação.
Ainda em comemoração ao dia de finados e também com o apoio do BioParque e do Legacy (plataforma digital religiosa, idealizada para atender as necessidades rotineiras das paróquias incluindo assistência funerária), o padre Alexandre Fernandes realizou a Live “Saudade é o Amor que fica”. A Live aconteceu na paróquia no período de 17h30 às 20h30 do dia 2, com a participação da Dra. Patrícia Ragone e Andrea Scarpelli e dos cantores Clara Guzella, Vitor Monerrat e Denise Gomes,
Segundo divulgação da paróquia, foram momentos especiais com canções, orações e reflexões em homenagem aos que já se foram. Esses momentos tiveram como principal objetivo, levar os participantes a repensarem o luto, a saírem da dor em direção à esperança cristã. A morte é o fim da vida biológica e o início da vida eterna.
A live foi disponibilizada no canal do YouTube do Padre Alexandre Fernandes.
Para todos aqueles que sentem necessidade de fechar um ciclo no processo de luto, dando um destino especial e carregado de significados às cinzas resultantes da cremação, o BioParque oferece uma possibilidade única que, com certeza, propicia conforto e alento aos enlutados.
Deixe o BioParque, a Natureza e a Vida Surpreenderem você!
Saiba mais em: www.bioparquebrasil.com.br