Quaresmeira
Tibouchina granulosa
- Altura
- 8 a 12 metros
- Crescimento
- Moderado: 1,0 metro por ano
- Floração
- Flores vistosas apresentando tonalidades variando entre roxo, violeta e rosa dispostas em cachos piramidais terminais.
Fases do desenvolvimento
Plântula
Pós-germinação
20 a 30 dias
Muda
Pré-plantio
6 a 8 meses
Arbusto
Juvenil
1 a 2 anos
Árvore
Adulta
2 a 3 anos
Cultura e Simbolismo
O nome Quaresmeira deriva do fato de florescer, entre janeiro e abril, época em que normalmente ocorre a Quaresma.
Mesmo quando não está em flor, a Quaresmeira é ornamental. Sua copa de folhas verde-escuras é permanente, assumindo vários tons à medida que envelhecem, diversificando as matas, parques e jardins onde vivem.
Símbolo da beleza e desapego, a Quaresmeira é a árvore do amor incondicional e está popularmente associada a poderes curativos e místicos em várias regiões do planeta. Em algumas crenças religiosas atribuem-lhe poder de encantamentos mágicos. Na medicina popular é usada para tratar infecções e como essência floral é indicada para liberar força, vitalidade e energia.
A Quaresmeira é a árvore-símbolo de Belo Horizonte.
COMPORTAMENTO NAS ESTAÇÕES DO ANO
A Quaresmeira floresce duas vezes ao ano; entre junho e agosto e entre dezembro e março. Nos demais meses a árvore apresenta uma copa farta com folhas em diversos tons de verde.
Primavera
Setembro a Dezembro
Verão
Dezembro a Março
Outono
Março a Junho
Inverno
Junho a Setembro
CUIDADO E MANEJOS
O crescimento e desenvolvimento das plantas resultam da interação entre fatores genéticos e ambientais. O BioParque preza pelo uso de sementes certificadas, priorizando-se a qualidade das plantas. Além disso, adotam-se práticas de manejo sustentáveis visando fornecer condições ótimas ao desenvolvimento das árvores respeitando-se também, o meio-ambiente.
ÁGUA E NUTRIENTES
- Irrigação: A quantidade de água requerida pelas árvores varia em função de sua espécie e das condições ambientais vigentes. O BioParque desenvolveu um programa de irrigação para atender as diferentes necessidades das espécies arbóreas.
Embora seja uma planta bastante rústica, que exige pouco do ambiente, a Quaresmeira requer uma irrigação moderada. No primeiro ano de vida, as regas serão mais frequentes. Em condições de campo, fase de estabelecimento ou período juvenil da árvore, serão feitas irrigações complementares sempre que houver necessidade. Na fase adulta só serão feitas irrigações de salvamento, caso ocorra secas prolongadas. - Adubação: As adubações serão realizadas mediante os requerimentos nutricionais de cada espécie ao longo de seu ciclo de vida, de acordo com resultado de avaliações técnicas periódicas.
CONTROLE FITOSSANITÁRIO
- Ações preventivas: inspeções periódicas serão realizadas para prevenir possíveis surgimentos de pragas.
- Tecnologias alternativas: ações ecológicas pontuais serão utilizadas, sempre que necessário, para prevenir e combater agentes patológicos.
PODA
Quando se fizer necessário, por questões de segurança, para melhorar a estrutura ou a saúde da árvore, serão realizadas podas.