Pau-Brasil
Caesalpinia echinata
- Altura
- 8 a 12 metros
- Crescimento
- Moderado: 1,0 metro por ano
- Floração
- As flores do Pau-Brasil, aromáticas e vistosas, se dispõem em cachos, apresentando quatro pétalas amarelas e uma com uma mancha vermelha.
Fases do desenvolvimento
Plântula
Pós-germinação
8 a 15 dias
Muda
Pré-plantio
4 a 6 meses
Arbusto
Juvenil
5 anos
Árvore
Adulta
5 a 7 anos
Cultura e Simbolismo
O Pau-Brasil é a árvore símbolo do Brasil. Seu nome em tupi, ibirapitanga (madeira vermelha), e em português, Pau-Brasil, derivam da cor da resina vermelha contida na sua madeira. A palavra “brasil”, deriva de “brasa”, em referência à cor vermelha do tronco da árvore associada ao fogo.
A extração do Pau-Brasil foi a primeira atividade econômica empreendida pelos colonizadores portugueses no Brasil, caracterizando um período econômico de nossa história o que estimulou a adoção do nome “Brasil”. Da madeira, de lei do Pau-Brasil, se obtém um corante avermelhado que por muitos anos foi amplamente usado pelos europeus na pigmentação de tecidos de luxo. Calcula-se que, entre 1530 e 1630, cerca de 2 milhões de árvores tenham sido derrubados, estando a espécie atualmente na lista do IBAMA como ameaçada de extinção.
Hoje, a madeira do Pau-Brasil é muito cobiçada para a fabricação de arcos para violinos e violoncelos. A boa flexibilidade da madeira contribui para a sonoridade dos instrumentos e, por esse motivo, passou a ser objeto de desejo de orquestras do mundo inteiro. Uma peça desses instrumentos pode alcançar valores bem altos no mercado mundial.
Comportamento nas estações do ano
O Pau-Brasil nunca perde totalmente suas folhas. Floresce na primavera e, nas demais estações do ano, apresenta uma copa densa com folhas verdes e brilhantes.
Primavera
Setembro a Dezembro
Verao
Dezembro a Março
Outono
Março a Junho
Inverno
Junho a Setembro
Cuidado e Manejos
O crescimento e desenvolvimento das plantas resultam da interação entre fatores genéticos e ambientais. O BioParque preza pelo uso de sementes certificadas, priorizando-se a qualidade das plantas. Além disso, adotam-se práticas de manejo sustentáveis visando fornecer condições ótimas ao desenvolvimento das árvores respeitando-se também, o meio-ambiente.
Água e Nutrientes
- Irrigação: A quantidade de água requerida pelas árvores varia em função de sua espécie e das condições ambientais vigentes. O BioParque desenvolveu um programa de irrigação para atender as diferentes necessidades das espécies arbóreas.
O Pau-Brasil é uma planta pouco exigente em relação à água. As regas serão frequentes no primeiro ano de vida. Em condições de campo, fase de estabelecimento ou período juvenil da árvore, serão feitas irrigações complementares sempre que houver necessidade. Na fase adulta só serão feitas irrigações de salvamento, caso ocorra secas prolongadas. - Adubação: As adubações serão realizadas mediante os requerimentos nutricionais de cada espécie ao longo de seu ciclo de vida, de acordo com resultado de avaliações técnicas periódicas.
Controle Fitossanitário
- Ações preventivas: inspeções periódicas serão realizadas para prevenir possíveis surgimentos de pragas.
- Tecnologias alternativas: ações ecológicas pontuais serão utilizadas, sempre que necessário, para prevenir e combater agentes patológicos
Poda
Quando se fizer necessário, por questões de segurança, para melhorar a estrutura ou a saúde da árvore, serão realizadas podas.