Jequitibá
Cariniana legalis
- Altura
- 30 a 50 metros
- Crescimento
- Moderado: 1,0 metro por ano
- Floração
- Suas flores pouco exuberantes são pequenas e delicadas, de coloração creme.
Fases do desenvolvimento
Plântula
Pós-germinação
12 a 20 dias
Muda
Pré-plantio
4 a 6 meses
Arbusto
Juvenil
1 a 7 anos
Árvore
Adulta
7 a 10 anos
Cultura e Simbolismo
Os frutos do Jequitibá são lenhosos com formato que lembra um pequeno copo com uma espécie de tampa, que se desprende quando maduro. Esses frutos eram usados pelos índios para fazer cachimbos. No imaginário popular, o cachimbo do Saci é feito com o fruto do Jequitibá.
Em 1925, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebeu a ilustre visita de Albert Einstein que ao ouvir a descrição das propriedades do Jequitibá (Cariniana), abraçou e beijou a gigantesca árvore.
No interior de São Paulo, em Santa Rita do Passa Quatro, existe uma espécie de Jequitibá que alguns atribuem-lhe mais de 3000 anos de idade. As proporções dessa árvore impressionam: 40 metros de altura, equivalente a um prédio de 13 andares e diâmetro de 3,6 metros e circunferência medindo 11,3 metros. São necessários cerca de dez homens para conseguir abraçar o tronco inteiro desse Jequitibá, que é conhecido como Patriarca, devido à sua imponência e por ser a árvore brasileira mais antiga de que se tem registro.
Comportamento nas estações do ano
O Jequitibá floresce no verão. Ao longo das estações suas folhas se renovam e a árvore nunca fica totalmente desprovida de folhas.
Primavera
Setembro a Dezembro
Verão
Dezembro a Março
Outono
Março a Junho
Inverno
Junho a Setembro
Cuidado e Manejos
O crescimento e desenvolvimento das plantas resultam da interação entre fatores genéticos e ambientais. O BioParque preza pelo uso de sementes certificadas, priorizando-se a qualidade das plantas. Além disso, adotam-se práticas de manejo sustentáveis visando fornecer condições ótimas ao desenvolvimento das árvores respeitando-se também, o meio-ambiente.
Água e Nutrientes
- Irrigação: A quantidade de água requerida pelas árvores varia em função de sua espécie e das condições ambientais vigentes. O BioParque desenvolveu um programa de irrigação para atender as diferentes necessidades das espécies arbóreas.
Em seu primeiro ano de vida o Jequitibá requer uma irrigação moderada, porém frequente. Em condições de campo, fase de estabelecimento ou período juvenil da árvore, serão feitas irrigações complementares sempre que houver necessidade. Como o Jequitibá é uma planta que prefere solos úmidos, ao longo de seu desenvolvimento receberá rega em intervalos de tempo diferenciados, de modo a garantir condições ideais para seu desenvolvimento. - Adubação: As adubações serão realizadas mediante os requerimentos nutricionais de cada espécie ao longo de seu ciclo de vida, de acordo com resultado de avaliações técnicas periódicas.
Controle Fitossanitário
- Ações preventivas: inspeções periódicas serão realizadas para prevenir possíveis surgimentos de pragas.
- Tecnologias alternativas: ações ecológicas pontuais serão utilizadas, sempre que necessário, para prevenir e combater agentes patológicos
Poda
Quando se fizer necessário, por questões de segurança, para melhorar a estrutura ou a saúde da árvore, serão realizadas podas.