Jacarandá
Jacaranda sp.
- Altura
- 6 a 15 metros
- Crescimento
- Rápido: superior a 1,5 metros por ano
- Floração
- Aglomerado de flores de tons vibrantes entre lilás e azul tubulosas, dispostas em cachos piramidais.
Fases do desenvolvimento
Plântula
Pós-germinação
22 a 40 dias
Muda
Pré-plantio
4 a 6 meses
Arbusto
Juvenil
1 a 3 anos
Árvore
Adulta
3 a 5 anos
Cultura e Simbolismo
Com exploração comercial antiga e intensa o Jacarandá foi exportado em larga escala para a Europa, onde fez concorrência ao ébano. Em nossas terras, foi muito utilizado no mobiliário do barroco brasileiro o que contribuiu também para a devastação das áreas onde crescia e, como espécie espontânea, tornou-se raridade. Existem várias espécies plantadas hoje no Brasil. Estudos recentes apontam benefícios estéticos, ecológicos e sociais relacionados ao Jacarandá, notoriamente aqueles relacionados a fatores climáticos.
O Jacarandá é associado a muitos símbolos e lendas. Para muitos, as flores do Jacarandá estão associadas ao renascimento e à magia da primavera. Na Amazônia essa árvore está associada à deusa da Lua. Em alguns países a árvore está associada à sabedoria e, por isso, muitas vezes é plantada em escolas e campos universitários.
Reza a lenda que se uma flor de Jacarandá cair em sua cabeça lhe trará boa sorte.
Comportamento nas estações do ano
Antes de florir, o Jacarandá perde quase todas as suas folhas. Quando floresce, apresenta uma profusão de flores em cacho. Quando caem as flores o Jacarandá retoma sua folhagem e um novo ciclo se inicia.
Primavera
Setembro a Dezembro
Verão
Dezembro a Março
Outono
Março a Junho
Inverno
Junho a Setembro
Cuidado e Manejos
O crescimento e desenvolvimento das plantas resultam da interação entre fatores genéticos e ambientais. O BioParque preza pelo uso de sementes certificadas, priorizando-se a qualidade das plantas. Além disso, adotam-se práticas de manejo sustentáveis visando fornecer condições ótimas ao desenvolvimento das árvores respeitando-se também, o meio-ambiente.
Água e Nutrientes
- Irrigação: A quantidade de água requerida pelas árvores varia em função de sua espécie e das condições ambientais vigentes. O BioParque desenvolveu um programa de irrigação para atender as diferentes necessidades das espécies arbóreas.
O Jacarandá é uma planta que não precisa de muita água para desenvolver. As regas serão mais frequentes no primeiro ano de vida. Em condições de campo, fase de estabelecimento ou período juvenil da árvore, serão feitas irrigações complementares sempre que houver necessidade. Na fase adulta só serão feitas irrigações de salvamento, caso ocorra secas prolongadas. - Adubação: As adubações serão realizadas mediante os requerimentos nutricionais de cada espécie ao longo de seu ciclo de vida, de acordo com resultado de avaliações técnicas periódicas.
Controle Fitossanitário
- Ações preventivas: inspeções periódicas serão realizadas para prevenir possíveis surgimentos de pragas.
- Tecnologias alternativas: ações ecológicas pontuais serão utilizadas, sempre que necessário, para prevenir e combater agentes patológicos
Poda
Quando se fizer necessário, por questões de segurança, para melhorar a estrutura ou a saúde da árvore, serão realizadas podas.