Acácia Amarela

Cassia sp.
Acácia Amarela

A Acácia Amarela é uma árvore que possui mais de 500 variedades espalhadas por todos os continentes. De porte médio e copa arredondada, é uma planta muito usada para fins paisagísticos. Seus cachos longos, pendentes de flores amarelas vibrantes, lhe rendeu o nome popular de chuva-de-ouro.

Altura
6 a 7 metros
Crescimento
Rápido: superior a 1,5 metros por ano
Floração
Flores amarelas dispostas em cachos longos e fartos.

Assista ao vídeo

Fases do desenvolvimento

Plântula

Pós-germinação

8 a 20 dias

Acácia Amarela - Etapa 2 - Muda
Muda

Pré-plantio

4 a 6 meses

Acácia Amarela - Etapa 3 - Arbusto
Arbusto

Juvenil

1 a 4 anos

Acácia Amarela - Etapa 4 - Árvore
Árvore

Adulta

4 a 6 anos

Cultura e Simbolismo

Acácia Amarela

Na antiguidade, a Acácia era considera o símbolo do sol, talvez por suas folhas que ao amanhecer se abrem à luz solar, ou por suas flores que se assemelham à imagem do sol.

Árvore sagrada dos egípcios, e adotada pelos judeus, a Acácia foi matéria-prima para a produção de inúmeros artigos sagrados na antiguidade. Alguns cristãos acreditam que a cruz de Jesus Cristo tenha sido feita com a madeira de uma Acácia.

A Acácia, com sua delicadeza e perfume, simboliza a pureza, a imortalidade da alma e a ressurreição.

Suas flores são perfumadas lembrando alcaçuz. Suas sementes, tão perfumadas quanto às flores, são utilizadas para aromatizar os ambientes.

Comportamento nas estações do ano

De setembro a fevereiro os galhos da Acácia se enchem de cachos longos pendentes de flores amarelas vibrantes. Ao longo das estações a Acácia perde e ganha folhas, nunca estando completamente despida de folhagem.

Acácia Amarela
Primavera

Setembro a Dezembro

Acácia Amarela - Verão
Verão

Dezembro a Março

Acácia Amarela - Outono
Outono

Março a Junho

Acácia Amarela - Inverno
Inverno

Junho a Setembro

Cuidado e Manejos

O crescimento e desenvolvimento das plantas resultam da interação entre fatores genéticos e ambientais. O BioParque preza pelo uso de sementes certificadas, priorizando-se a qualidade das plantas. Além disso, adotam-se práticas de manejo sustentáveis visando fornecer condições ótimas ao desenvolvimento das árvores respeitando-se também, o meio-ambiente.

Água e Nutrientes

  • Irrigação: A quantidade de água requerida pelas árvores varia em função de sua espécie e das condições ambientais vigentes. O BioParque desenvolveu um programa de irrigação para atender as diferentes necessidades das espécies arbóreas.
    A Acácia é uma planta que não precisa de muita água para se desenvolver. No primeiro ano de vida, receberá quantidades moderadas de água, com maior frequência. Em condições de campo, fase de estabelecimento ou período juvenil da árvore, serão feitas irrigações complementares sempre que houver necessidade. Na fase adulta só serão feitas irrigações de salvamento, caso ocorra secas prolongadas.
  • Adubação: As adubações serão realizadas mediante os requerimentos nutricionais de cada espécie ao longo de seu ciclo de vida, de acordo com resultado de avaliações técnicas periódicas.

Controle Fitossanitário

  • Ações preventivas: inspeções periódicas serão realizadas para prevenir possíveis surgimentos de pragas.
  • Tecnologias alternativas: ações ecológicas pontuais serão utilizadas, sempre que necessário, para prevenir e combater agentes patológicos

Poda

Quando se fizer necessário, por questões de segurança, para melhorar a estrutura ou a saúde da árvore, serão realizadas podas.

Galeria de fotos